1ª Convocatória do Interreg SUDOE

Resumo

No âmbito desta convocatória estão abertas três prioridades do Programa, dentro das quais se incluem um total de sete objetivos específicos.

Data de início
Data de fim
Encerrado

Tipologia de operações

Prioridade 1 – Preservar o capital natural e reforçar a adaptação às alterações climáticas no SUDOE

  • Objetivo específico 2.4. Promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção dos riscos de catástrofe e a resiliência, tendo em conta abordagens baseadas em ecossistemas.
  • Objetivo específico 2.5. Promover o acesso à água e a gestão sustentável da água.
  • Objetivo específico 2.7. Reforçar a proteção e preservação da natureza, a biodiversidade e as infraestruturas verdes, inclusive nas zonas urbanas, e reduzir todas as formas de poluição.

Prioridade 2 – Promover a coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico no SUDOE através da inovação e transformação dos sectores produtivos

  • Objetivo específico 1.1. Desenvolver e reforçar as capacidades de investigação e inovação e a adoção de tecnologias avançadas.
  • Objetivo específico 1.4. Desenvolver competências para a especialização inteligente, a transição industrial e o empreendedorismo.

Prioridade 3 – Promover a coesão social e o equilíbrio territorial e demográfico no SUDOE através da inovação social, valorização do património e serviços

  • Objetivo específico 4.5. Garantir a igualdade de acesso aos cuidados de saúde, fomentar a resiliência dos sistemas de saúde, inclusive dos cuidados de saúde primários, e promover a transição dos cuidados institucionais para os cuidados centrados na família e de proximidade.
  • Objetivo específico 4.6 Reforçar o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico, na inclusão social e na inovação social.

Condições específicas

Na atual convocatória apenas se aceitará uma candidatura por entidade em qualidade de Beneficiário Principal e duas candidaturas em qualidade de Beneficiário (máximo 3 propostas por entidade). A mesma entidade, se não participar em nenhum projeto como Beneficiário Principal, pode estar presente num máximo de 3 projetos como Beneficiário.

Apoio financeiro

A ajuda FEDER disponível para esta primeira convocatória ascende a 48,1 milhões de euros para o conjunto das três prioridades. A distribuição indicativa do FEDER disponível para cada prioridade é a seguinte:

  • Prioridade 1: 24,1 milhões de euros
  • Prioridade 2: 13,3 milhões de euros
  • Prioridade 3: 10,7 milhões de euros

A participação do FEDER não poderá superar, em nenhum caso, 75% do custo total elegível do projeto.

Beneficiários

Administração central
Empresas públicas
Administração local
Empresas
Escolas
Entidades sem fins lucrativos
Universidades e politécnicos
Outros

Setor(es)

Ambiente
Cultura e Turismo
I&D, Inovação e Competitividade
Saúde

Âmbito geográfico

Algarve
Centro
Lisboa e Vale do Tejo
Norte
Transnacional (UE)

Programa

Interreg SUDOE

Fundo

FEDER