Iniciativas de Cooperação Bilateral - Programa Cidadãos Ativ@s

Resumo

As candidaturas no âmbito das Iniciativas de Cooperação Bilateral devem fortalecer as relações bilaterais com os países financiadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e enquadrar-se nos objetivos gerais do Programa Cidadãos Ativ@s.

Data de início
Data de fim
Encerrado

Tipologia de operações

As Iniciativas de Cooperação Bilateral especificadas no Artigo 4.º do Regulamento do Programa destinam-se a apoiar atividades que reforcem as relações entre as ONG portuguesas e entidades dos países financiadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e que contribuam para os objetivos do Active Citizens Fund.
As Iniciativas de Cooperação Bilateral destinam-se a financiar trocas de experiências internacionais de curta duração, incluindo estágios e participação em conferências, seminários e ações de formação de curto prazo e a fortalecer os contactos entre as ONG e outros potenciais parceiros.

As prioridades para as Iniciativas de Cooperação Bilateral incluem o reforço da capacidade e da eficácia das ONG portuguesas na sociedade civil, designadamente a capacitação em áreas específicas como a advocacy e a monitorização das políticas públicas, angariação de fundos e diversificação das fontes de financiamento e gestão de voluntários e, ainda, a promoção da igualdade de género e combate à violência com base no género, no âmbito dos objetivos do Active Citizens Fund.

As atividades elegíveis podem incluir:

  • o desenvolvimento conjunto de candidaturas a projetos;
  • o visitas com vista ao fortalecimento das parcerias através de atividades comuns específicas;
  • o reuniões de preparação de projetos comuns que possam vir a ser apoiados por um dos eixos de atuação do Programa;
  • o estágios individuais, de curta duração, em entidades dos países financiadores;
  • o sessões de partilha de experiências e conhecimento;
  • o visita de peritos de ONG / ou de peritos dos países financiadores a ONG portuguesas para ações de formação ou coaching;
  • o participação em conferências, seminários ou cursos de formação de curta duração que tenham um impacto concreto nas parcerias e relações bilaterais;
  • o outras atividades como estágios em Portugal para entidades dos países financiadores ou visitas de peritos portugueses aos países financiadores também podem ser apoiadas.

Atividades que envolvam organizações internacionais relevantes para alcançar os objetivos do Programa podem também ser consideradas, desde que envolvam também uma entidade dos países financiadores

Beneficiários

Entidades sem fins lucrativos

Setores

Social

Âmbito geográfico

Açores
Alentejo
Algarve
Centro
Espaço Económico Europeu (EEE)
Lisboa e Vale do Tejo
Madeira
Norte

Programa

Cidadãos ativ@s - EEA Grants

Fundo

EEA Grants (MFEEE)